Rebranding da Sovina conquista prata nos Graphis Design Awards 2021
A nova imagem da cerveja artesanal Sovina, lançada no final de 2019, conquistou a medalha de prata nos Graphis Design Awards 2021. Criada pelo Studio Eduardo Aires, a imagem actual da Sovina reforça o carácter genuíno e artesanal da cerveja, comunicando de forma mais simples e directa.
Os rótulos têm como elementos distintivos o logotipo e um círculo que identifica cada cerveja com uma cor diferente. O novo logotipo mantém a identidade elegante, expressiva e clássica da marca, mas permite mais visibilidade e flexibilidade na adaptação a diferentes formatos. O círculo recupera e refresca o elemento central da imagem com que a Sovina se apresentou ao mercado pela primeira vez em 2011.
Outros elementos importantes nos rótulos são as ilustrações e o próprio material com que são feitos. A ilustração, na lateral da garrafa, permite humanizar e descodificar cada estilo de cerveja e a abordagem da Sovina. O material dos rótulos, chamado Tyvek, inovador e funcional neste tipo de suportes, é 100% reciclável e tem um carácter fibroso que permite uma expressão única a cada rótulo.
De acordo com Eduardo Aires, Art Director do Studio Eduardo Aires, “uma das preocupações maiores era que não ressaltasse uma grande diferença, mas sim um aprimoramento daquilo que é a imagem Sovina”. O Studio Eduardo Aires é um estúdio de design multidisciplinar sedeado no Porto que trabalha regularmente com o Esporão. Ao longo de 30 anos, o Studio Eduardo Aires tem trabalhado em variados projectos, da superfície ao espaço, com tinta e imagens, papel e pixels, tipos e texturas.
A gama de cervejas regulares da Sovina é composta pelas cervejas Lager, Trigo, Amber, IPA e Stout, disponíveis em garrafas de 33cl, 75cl e ainda em barril.
A editora Graphis, com sede em Nova Iorque, promove e reconhece os melhores trabalhos em Design, Publicidade, Fotografia, Arte e Ilustração desde a década de 1940, atribuindo diversos prémios e reunindo todos os vencedores nas suas publicações anuais.