Cerveja Sovina
Tradição & Inovação

Pioneira no conceito de produção de cerveja artesanal, a Sovina foi a primeira cerveja artesanal a ser produzida e engarrafada em Portugal, seguindo métodos inteiramente artesanais, permanecendo 100% independente e familiar.

Indelevelmente a Sovina ajudou a redefinir a história da cerveja artesanal em Portugal, hoje em dia são já mais de uma centena os produtores independentes e verdadeiramente apaixonados, que se juntaram a nós nesta pequena revolução, que ambiciona criar uma cultura de cervejeira empenhada em sugerir novas formas de consumo e que simultaneamente se caracterize pela variedade dos seus sabores e aromas, recorrendo somente a produtos naturais e processos artesanais.
 
Um brinde com boas cervejas.

História

Mais que uma cerveja: uma paixão

Inspiradas nas clássicas cervejas europeias e elaboradas seguindo com rigor as receitas tradicionais, as cervejas sovina são puras e únicas e sobretudo, produzidas com paixão!

2009 - 2011

A Empresa

Apaixonado por cervejas artesanais, Alberto Abreu foi o impulsionador da ideia de criar uma cerveja artesanal, após ter dedicado vários anos a aprofundar o conhecimento do universo das cervejarias artesanais europeias. À paixão de Alberto, juntaram-se em 2008, Arménio Martins (atual mestre cervejeiro da Sovina) e Pedro Sousa (que se retirou em 2012), com espírito inovador e vontade de criarem um projeto que ambicionava dar a conhecer o processo de produção de cerveja artesanal e dar a provar o que de melhor se pode fazer usando ingredientes naturais da mais alta qualidade, motivados pelo comum entusiasmo pela cerveja e por um espírito incansável e apaixonado pelo seu fabrico.

2012

Mudança de Instalações

Após três anos de experiências, de muitas provas e de percorrido um labirinto burocrático, em 2011 são finalmente lançadas no mercado as primeiras garrafas de Sovina (33cl e 75cl) nas variedades Amber e Munich Helles, pouco tempo depois as India Pale Ale (IPA), a Dry Stout e finalmente Trigo (Weissbier). Em 2012 seriam lançadas as primeiras cervejas especiais, a Sovina Bock e a Sovina Natal.



A surpreendente reação do mercado, impulsionou o aumento da procura e com cada vez mais apreciadores de boas cervejas, tivemos necessidade de mudar a fábrica de uma exígua garagem para um novo e amplo espaço na zona industrial do Porto, onde melhoramos significativamente o nosso processo de produção e de engarrafamento, que atinge atualmente mais de 10 mil litros/mês (em garrafas de 33cl e 75cl e barris de 20 e 30 litros).


Atualmente a Sovina é uma marcas líderes de mercado no setor de cervejas Premium em Portugal e a nossa distribuição garante a presença em todo o país.

O nosso processo

Uma cerveja genuína produzida a partir de métodos artesanais e elaborada unicamente com água, malte, lúpulo e levedura, sem corantes nem conservantes e com carbonatação natural produzida pela levedura, seguindo com rigor as receitas tradicionais, enriquecidas e apuradas através de um laborioso trabalho de seleção que acompanha todas as fases de produção, desde a descoberta dos sabores e aromas do malte e do lúpulo até à fermentação.

Na nossa microcervejaria são produzidos regularmente 6 tipos de cerveja, que estão disponíveis durante todo o ano e algumas cervejas sazonais e edições limitadas em colaboração com vários parceiros, resultando numa linha de cervejas diferenciadas, com sabores especiais para os paladares mais exigentes, desde as mais fortes, plenas de lúpulo e maltes poderosos, até às mais leves, subtis de sabor e aroma. 


O que nos torna diferentes?
O esforço em inovar e alcançar a mais alta qualidade, a seleção dos ingredientes, o conhecimento e a criatividade, que nos permitem toda a liberdade de preparar as cervejas que queremos dar a provar, pacientemente, respeitando os tempos de maturação e sempre  com o maior entusiasmo.



Subscrever Newsletter

Subscreva a nossa newsletter e receba directamente no seu e-mail todas as nossas novidades e campanhas.